Monday, June 26, 2006

Uma homenagem à equipa do Gana

O empenhamento da FIFA em que se desenvolva o futebol em África tem a sua ambiguidade por visar apenas alimentar, de maneira neocolonialista, os clubes dos outros continentes (Europa, América do Norte, quem sabe se na Ásia também) de talentos isolados, outros Weah, Drogba, etc..
A verdade é que o futebol africano não existe. Não contando com o interessante futebol dos países árabes da orla Sul do Mediterrâneo, que não tem nada a ver com o que aqui se trata, o que aparece, periodicamente mas sem grande consistência, é uma ou outra equipa que joga o futebol que algum europeu vai lá ajudá-los a construir. A pujança física, a alegria incomparável, é africana, mas um sistema de jogo africano, uma estrutura organizativa e dirigente, não existem. Mas quem não se lembra dos Camarões em 90, ou a poderosa Nigéria de Kanu & Cia., que foi campeã olímpica com golo de Amunike?
Apesar da tentativa da Itália de ajudarem os EUA, os do Gana conseguiram ter a arte e o mérito de passar aos oitavos. São o caso deste mundial, e se foram bastante ingénuos com a Itália, de resto têm dado muito boa conta de si. Que possam chegar aos quartos-de-final, é o meu voto absolutamente parcial. Eu sei, eu sei, é contra o Brasil, e o Brasil está em boa forma, e eu gosto do Brasil. Mas quem se lembra do Gana, para além dos ganeses?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home